quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lista de sites que não intregam os produtos ao compradores - Fonte PROCON

Logo_Procon

Não caia na armadilha

Cuidado na hora de comprar produtos através de sites eletrônicos (e-commerce), é o que alerta o Procon-SP (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo).
Segundo o Procon em comunicado, pelo menos 19 sites foram identificados por venderem seus produtos e não entregá-los aos compradores, sendo que muitos deles ainda continuam ativos. Os sites detectados atuam em diversas áreas que vão de calçados a loja de produtos estéticos, onde algumas destas empresas, além de não entregarem os produtos comprados, também não são encontradas nos endereços oficiais.
Acesse a lista completa no link: Sites e-commerce que não entregam o que prometem aos compradores
O processo padrão utilizado pela entidade para denunciar uma empresa é: após receber a reclamação de consumidores, enviar uma carta para a companhia para prestar esclarecimento. Caso a empresa não dê resposta, é aberto um processo administrativo. Alguns casos vão até parar no DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania).
LEIA O COMUNICADO COMPLETO AQUI: Compras pela Internet
Segurança-no-E-commerce

Dicas aos consumidores (de acordo como o Procon)

A internet introduziu na rotina das pessoas a possibilidade de contratar serviços e fazer compras sem sair de casa. Usufruir dessas facilidades, porém, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, dentre outros problemas.
Fique atento a algumas dicas importantes:
  1. *antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP, www.procon.sp.gov.br , para verificar se a empresa tem registro de reclamações.
  2. *desconfie de preços abaixo da média do mercado;
  3. *verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
  4. *desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
  5. *consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
  6. *verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc;
  7. *guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
  8. *exija sempre nota fiscal  da compra. 
Como vocês podem ver muito cuidado antes de comprar alguma coisa na internet, eu mesmo ja fui vítima. Abraço locutor Eliaquim Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário