terça-feira, 19 de abril de 2011

Apple acusa Sansung de copiar ipad e iphone

A Apple entrou na Justiça contra a Samsung Electronics alegando que a linha Galaxy de celulares e tablets é uma "cópia escancarada" de seus iPhones e iPads. A acusação da empresa americana contra a gigante sul-coreana se concentra nos recursos de design, como ícones da tela. Ao todo, são 16 queixas contra a Samsung, incluindo a violação de 10 patentes.
"A Samsung faz com que seus celulares e tablets Galaxy se pareçam e funcionem como os produtos da Apple. Com essa ação, a Apple busca colocar um fim à conduta ilegal da Samsung e obter compensação pelas violações que ocorreram até agora", alega a Apple no processo. Steve Jobs, o presidente-executivo da Apple, já havia criticado a Samsung e outros rivais em apresentações de novos produtos e debates sobre tecnologia.
Simbólico - "O processo é um gesto simbólico da Apple, que encara com seriedade os avanços dos rivais", avalia John Park, analista da Daishin Securities, em Seul. "E é improvável que a Samsung responda de maneira agressiva, já que a Apple é sua maior cliente no segmento de componentes." Em 2010, a Apple adquiriu cerca 5,7 bilhões de dólares em produtos Samsung. De acordo com os dados anunciados no balanço anual da sul-coreana, a maioria das peças adquiridas são semicondutores.
John Jackson, analista da consultoria CCS Insight, acredita que a Samsung, por ora, é a única concorrente real da Apple no mercado dos tablets. "E eles não pretendem permitir que a Apple dispare", diz.
A Apple está envolvida em uma série de processos judiciais entre diferentes fabricantes de celulares e produtores de software, que envolvem o controle de patentes usadas em smartphones. A briga judicial acontece em um momento em que rivais estão ingressando de forma mais agressiva nos mercados de celulares inteligentes e tablets, que a empresa norte-americana moldou com o lançamento de seus festejados iPhone e iPad. "Mas dado o que está em jogo, creio que a Apple teria que fazer muito mais do que isso", aponta Florian Mueller, especialista em tecnologia. "A empresa teria que processar mais fabricantes de aparelhos e envolver mais patentes." Como diría alimas pessoa breiga de cachorro grande, gato passa por longe. Abraço Locutor Eliaquim Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário